Cronograma Capilar: como começar? - Blog Natália Sena




Cronograma Capilar: como começar?

Oi rockers, desde que comecei minha transição capilar fiquei com vontade de começar um cronograma capilar. Meu cabelo não está muito danificado, mas como uso chapinha e tenho cabelo fino, decidi integrar o cronograma capilar na transição.

Cronograma Capilar, cabelo lindo, cabelo hidratado

O cronograma capilar consiste na utilização das etapas de hidratação, nutrição e reconstrução de forma organizada, evitando que uma das etapas receba mais atenção que a outra. Muita gente tem o costume de comprar uma máscara capilar caríssima e usar apenas ela, com o tempo é possível notar que ela deixa de fazer o efeito esperado, isso acontece porque aquela necessidade que o cabelo tinha já foi suprida.

O cronograma capilar veio para provar que não é necessário comprar as máscaras mais caras para ter um cabelo bonito, usando os produtos certos o resultado é garantido. Antes de dizer quais são as etapas do cronograma capilar, é necessário falar um pouco sobre cada etapa, pois fica mais fácil saber qual a sua necessidade específica depois do primeiro mês.

Cronograma Capilar (HIDRATAÇÃO) - Para quem serve e o que usar?


A fase de hidratação do cabelo serve para facilitar a absorção e retenção de água no fio, com isso o cabelo vai ficar mais macio e brilhante. Essa é, obrigatoriamente, a primeira e mais usada fase do cronograma capilar, já que ela prepara os fios para as fases de nutrição e reconstrução. Para quem está começando, acho legal ter pelo menos duas linhas de hidratação diferentes.

Se seu cabelo embaraça facilmente, está sem brilho e com aspecto ressecado, use e abuse da hidratação.

Na fase de hidratação do cronograma capilar use e abuse de shampoos, máscaras e condicionadores que tenham na sua composição: água, vitaminas, pantenol, aloe vera, glicerina, extratos de plantas, proteínas e d-pantenol. É importante notar que em alguns produtos você vai encontrar componentes de outras fases, mas você deve levar em consideração dos fatores:

1. O componente que aparece primeiro na lista está em maior quantidade;
2. com o uso você vai notar qual foi o resultado que ele deu nos fios.

No mercado há inúmeras marcas nacionais e internacionais com preços variados para quem precisa de hidratação. Com base na lista de composição e do meu uso, escolhi algumas das máscaras de hidratação que mais gosto de usar:

máscaras hidratantes

Aussie Moist: Essa linha da Aussie é específica para hidratação, tem aloe vera, óleo de jojoba e extratos de algas marinhas na composição. Não tem parabenos e silicone na composição. É minha linha de hidratação favorita do momento, o resultado é imediato e duradouro. Você pode comprar o kit de Aussie Moist aqui, usando o código ROCKCOMLUXO você ganha desconto.

Bio Extratus Spécialiste Detox: Apesar de ter componentes nutritivos, essa linha possui glicerina, Pantenol, extrato de folha de chia, extrato de folha de gengibre, proteína de arroz, proteína de soja, proteína de trigo e proteína de milho.

Fortalecimento de cabelos Extraordinário Gota Douarada: Apesar de ter queratina na fórmula, os componentes em maior quantidade são: água, álcool cetílico e extrato de folha de jaborandi. No meu cabelo senti que o efeito é bastante hidratante, o único ponto negativo é ter parafina e parabeno na fórmula.

Linha Neutro Proteína de Leite Bio Extratus: Como eu disse antes, proteínas são componentes que fazem parte da fase de hidratação. Além dela, essa linha tem álcool cetílico, glicerina e álcool cetearílico. Infelizmente tem parafina líquida e parabenos.

Linha Pantene Pro-V Tratamento Intensivo Hidratação: Uma linha super barata e acessível com resultado incrível, sem falar no cheirinho. Tem "álcoois gordurosos" na fórmula, como: álcool estearílico e álcool cetílico, porém, tem álcool benzílico, um álcool que pode causar alergia e ressecamento na pele. Também tem Pantenol e Panthenyl Ethyl Ether, agentes hidratantes e fontes de vitamina B5.

Cronograma Capilar (NUTRIÇÃO) - Para quem serve e o que usar?


A fase da nutrição do cronograma capilar serve para repôr os lipídios dos fios (gordura), ela sempre deve ser feita após a hidratação porque cria um espécie de película impermeabilizante que impede a saída da água do fio. Para quem está começando, apenas uma linha de nutrição é suficiente.

Cabelos porosos, secos, com frizz e crespos pedem bastante nutrição. Além disso, quem usa químicas e chapinha vai precisar investir nessa fase do cronograma capilar.

Os produtos indicados para a fase de nutrição tem óleos (oil) e manteigas (butter) na fórmula. Você também pode fazer umectação nessa fase do cronograma capilar, usando óleos vegetais. Quando fiz a análise capilar vi que essa é a maior necessidade do meu cabelo, algo muito comum em quem faz químicas e usa chapinha.

Cronograma Capilar, máscaras nutritivas

Umectação Oliva Lola Cosmetics: Já usei essa umectação e amo, fiz resenha aqui no blog. É um creme bem levinho, que quando espalhado na mão vira um óleo. O cabelo fica com um brilho incrível e diminui os frizz. O cheiro é parecido com cheiro de laranja e não lembra, nem de longe, azeite de oliva.

Ozzie - Miracle in 3 Minutes: Esses tratamentos condicionantes de ação rápida são específicos para tipos de necessidades diferentes, porém, em todos eles, os dois primeiros componentes são: Óleo de babaçu e manteiga de Murumuru. O Ozzie Moist ainda inclui óleo de coco na composição.

Máscara Nutritiva Save Yenzah: Com óleo de abacate e manteiga de Cupuaçu, essa máscara  é indicada para a nutrição.

Macadamia Natural Oil Deep Repair Masque - Máscara de Tratamento: É uma máscara cara, mas tem uma ação nutritiva incrível, seus princípios ativos são: óleo de macadâmia, óleo de argan, óleo de malaleuca, óleo de camomila, aloe vera e extratos de algas marinhas. Apesar da quantidade óleos, ela não é uma máscara pesada.

Máscara Reparadora Care Line Vital Nutrition Intensive Hair Repair: Essa máscara é incrível, na fórmula não encontramos óleos ou manteigas, mas uma nomenclatura patenteada pela Keune. Apesar disso, é nítida a função nutritiva dela, quando usei senti meu cabelo menos poroso e alinhado. É uma máscara relativamente cara, mas o custo-benefício é incrível.

Cronograma Capilar (RECONSTRUÇÃO) - Para quem serve e o que usar?


Essa fase do cronograma capilar é essencial para quem tem química ou usa secador e chapinha, pois esses processos removem a queratina natural do fio, deixando-os fracos, finos e quebradiços. Por isso, temos que repôr essa queratina, mas CUIDADO: o processo de reconstrução deve ser feito no máximo 2 vezes no mês (se seu cabelo estiver mega danificado), pois queratina em excesso faz o fio ficar duro e partir.

Para fazer o processo de reconstrução é essencial fazer hidratação e nutrição antes. Em alguns produtos você pode encontrar palavras como reestruturador, reparador, restaurador, etc.

Produtos que fazem parte da fase de reconstrução no cronograma capilar tem queratina, creatina, arginina, cisteína, etc.

Cronograma Capilar, máscaras reconstrutoras

Bio-Keratine Néctar do Brasil: Essa linha é específica para fazer reposição de massa capilar em casa, tem um shampoo antioxidante, uma queratina em massa e uma queratina concentrada thermo ativada. Na composição tem queratina, creatina e proteína de milho, bastante reconstrutora. Os pontos negativos são a parafina líquida e o petrolato que fazem parte da fórmula. O cheiro é incrível, bem docinho.

Reconstrói os fios Eudora Siàge: Essa linha é incrível, tem componentes hidratantes, nutritivos e reconstrutivos, é enriquecida com óleo de argan e queratina. O cheiro é muito bom e o reusltado é impressionante, cabelo brilhante, leve e macio.

Carga Máxima de Queratina Tutanat: Esse kit é muito bom, tem shampoo, máscara, fluido (queratina líquida), condicionador e defrizzante. O defrizzante é incrível, deixa o cabelo bem alinhado, brilhante e macio. Infelizmente, tem parafina líquida na fórmula.

Queratina Líquida Niely Gold: Essa queratina é bem barata e acessível, comprei quando descolori as pontas do cabelo e senti que ela ajudou muito na recuperação, fiz um vídeo mostrando como uso. Na composição tem arginina, ácido aspártico, ácido glutâmico, prolina, alanina, glicina e outros aminoácido. Dá para usar pura ou misturada com uma máscara.

Reestruturador Intenso Lokenzzi: Eu amo essa linha, tem um cheirinho bem doce e resultado imediato. Tem óleo de crambe e de argan na fórmula, mas é enriquecida com queratina e nos emus cabelos, o resultado é reconstrutor. Fiz uma resenha em vídeo lá no canal. Tem parabenos na fórmula.

Cronograma Capilar Padrão


Depois de saber todas essas informações podemos falar sobre o cronograma capilar em si. O cronograma capilar padrão consiste em 3 lavagens semanais, dependendo do estado do seu cabelo você escolhe uma das três sugestões:

CABELOS MUITO DANIFICADOS (PROCESSOS QUÍMICOS RECENTES E RECORRENTES)

» 1ª Semana: H + N + R
» 2ª Semana: N + H + N
» 3ª Semana: H + N + R
» 4ª Semana: H + H + N

CABELOS POUCO DANIFICADOS

» 1ª Semana: H + N + H
» 2ª Semana: H + H + N
» 3ª Semana: H + N + H
» 4ª Semana: H + N + R

CABELO SAUDÁVEIS (SEM QUÍMICAS E/OU USO DE CHAPINHA E SECADOR)

» 1ª Semana: H + H + N
» 2ª Semana: H + N + H
» 3ª Semana: H + N + N
» 4ª Semana: H + N + R

Porém, nem todas as pessoas tem condições de lavar os cabelos 3 vezes por semana, então, há mais duas opções:

Cronograma Capilar 2 lavagens semanais


CABELOS MUITO DANIFICADOS (PROCESSOS QUÍMICOS RECENTES E RECORRENTES)

» 1ª Semana: H + N
» 2ª Semana: R + H
» 3ª Semana: N + H
» 4ª Semana: N + R 

CABELOS POUCO DANIFICADOS

» 1ª Semana: H + N
» 2ª Semana: H + H
» 3ª Semana: N + H
» 4ª Semana: N + R

CABELO SAUDÁVEIS (SEM QUÍMICAS E/OU USO DE CHAPINHA E SECADOR)

» 1ª Semana: H + H
» 2ª Semana: N + H
» 3ª Semana: H + N
» 4ª Semana: H + R

Cronograma Capilar 1 lavagem Semanal


» 1ª Semana: H
» 2ª Semana: H
» 3ª Semana: N
» 4ª Semana: R

Eu comecei agora meu cronograma capilar, escolhi a versão para cabelos pouco danificados porque já tenho o costume de cuidar dele. Então vou seguir o modelo padrão com três lavagens semanais, com apenas uma reconstrução mensal.

Espero ter ajudado, nos próximos posts pretendo fazer receitas caseiras para cada etapa do cronograma capilar. Daqui a um mês volto para contar o que mudou no meu cabelo.

Beijos, rockcomluxo.